O programa de Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício 2000, ano-base 1999, estará disponível no site (www.receita.fazenda.gov.br) da Receita Federal na Internet a partir de hoje à tarde. A apresentação por esse meio poderá ser feita a partir de hoje também. Está obrigado a entregar a declaração quem obteve em 1999 rendimento tributável acima de R$ 10,8 mil.
Os demais canais para apresentação da declaração (formulário e disquete) somente estarão disponíveis após o carnaval, mas com algumas restrições. Isso porque o formulário e o CD-ROM, que substitui o disquete com o arquivo do programa, serão distribuídos nas unidades da Receita somente a partir do fim de março. Este ano a Receita não enviará formulário à casa do contribuinte.
No Banco do Brasil, a declaração em disquete poderá ser entregue a partir do dia 15. Os demais bancos vão receber o IR em disquete no período de 3 a 28 de abril. Para contribuintes com patrimônio de valor total não superior a R$ 20 mil, a entrega poderá ser efetuada a partir do dia 20 por meio do serviço telefônico (0300-780300), para ligações nacionais, e 55-78300-78300, para ligações do exterior, ou por formulário on-line, no site da Receita na Internet.
Vale ressaltar que os contribuintes que declararem por meio eletrônico terão prioridade no recebimento das restituições.