O Sebrae/PR e o Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná (Sinca-PR) lançam hoje em Londrina o programa Varejo Competitivo visando a capacitação de 36 empresas varejistas, entre restaurantes, mercearias, quitandas, minimercados e padarias da região. O programa é gratuito e oferece cursos e consultorias em três módulos: controles financeiros, formação de preço e gestão de estoque - cada um com 17 horas de carga horária.
Segundo Cristovam Dias Junior, as 36 empresas foram indicadas pelos atacadistas que vendem para elas. ''As empresas inscritas receberão a visita de um profissional que irá avaliar as práticas empregadas no ponto de venda. Elas terão duas horas de consultoria no final de cada módulo de capacitação. Por último, será realizado um diagnóstico final para verificar a evolução das empresas'', explica. Os módulos serão em setembro, outubro e novembro.
De acordo com o Sebrae, estima-se que existam no Brasil 1 milhão de varejistas e 75% dos empregos do setor se concentram nas pequenas empresas. O segmento de alimentos é um dos mais concorridos. ''E para não perder espaço para grandes redes, os varejistas de pequenos estabelecimentos comerciais devem melhorar seus controles, modernizar suas lojas, oferecer um mix variado de produtos, investir em estratégias de marketing e melhorar o atendimento'', afirma o consultor.
O Restaurante Norte Sul, que se localiza dentro da Rodoviária de Londrina e funciona 24 horas por dia, é uma das empresas participantes do projeto. A gerente de Compras, Juliana Silvério, acredita que será uma oportunidade para o estabelecimento melhorar seus processos internos. ''Esperamos que a consultoria traga conhecimentos que possam colaborar com o desenvolvimento do restaurante'', conta. Ela também espera aprender mais sobre atendimento ao público.

mockup