Produtos podem virar bom negócio para empresários
Curitiba - Um dos grupos do núcleo de design e sustentabilidade da UFPR trabalha com a chamada tecnologia CFG (Cushion Folder Gluer) a partir do papelão comum. ''A gente consegue criar uma embalagem de papelão com dobras reversíveis, que não quebram o material. Não vai cola, grampo, nada, e por isso a embalagem pode ser mais facilmente reaproveitada'', explica uma das pesquisadoras do grupo, Letícia Seleme Corrêa. E a característica do produto ambientalmente ''correto'', acrescenta a pesquisadora, pode virar bom negócio para o empresariado.
''É uma solução de embalagem para a exportação. Geralmente os produtos são exportados em caixas de madeira. É mais negócio devolver caixas de papelão desmontadas do que caixas de madeira inteiras'', disse ela.
Outro grupo do núcleo da UFPR desenvolve divisórias com isolamento acústico para habitações populares. ''Aqueles 20 centímetros de parede entre um ambiente e outro fazem falta dentro de uma casa pequena. As divisórias fazem parte da linha 'faça você mesmo' porque podem ser encaixadas de forma rápida e sem custo de montagem'', explica Letícia.
Os produtos desenvolvidos pelo núcleo da UFPR estão sendo exibidos até segunda-feira no Shopping Estação, em Curitiba. O núcleo da UFPR também foi responsável pela organização do I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, que se encerrou no último dia 6. A segunda edição do evento já está confirmada para o próximo ano. (C.S.)





