A mania de comprar hortifrutigranjeiros embalados ultrapassou as gôndolas dos supermercados e já chegou às feiras livres. Na feira da Avenida Saul Elkind, nos 5 Conjuntos, por exemplo, a comercialização de produtos embalados já é superior a de legumes que têm que ser escolhidos e pesados pelo consumidor. Um diferencial que atrai o cliente pela praticidade e pelo conforto. O preço também ajuda, uma vez que muitas bancas cobram o mesmo valor.
Na banca do feirante José Teodoro a procura maior é por legumes já embalados. No local, é possível encontrar vagem, beterraba, jiló, pimentão e cenoura selecionados e empacotados. ''A procura maior é pelos empacotados. Para o consumidor é melhor porque é só chegar em casa e guardar na geladeira. Se eles compram os legumes soltos têm que separar antes de guardar'', disse. Segundo ele, os únicos produtos que não têm aceitação embalados são tomate, banana e maçã, que os seus clientes preferem escolher.
''Mas eles confiam porque só compro coisa boa. Os legumes que estão estragados nós já separamos e jogamos fora'', acrescentou Teodoro. O feirante afirma que não há diferença de preço entre os produtos já embalados. Ele participa de feiras de quarta-feira a domingo e em todas as outras vende legumes embalados. No entanto, Teodoro garantiu que a procura por esses produtos é maior nos 5 Conjuntos. ''Em geral, o movimento também é maior, é a única que a banca fica limpa. Pena que só tem em um dia'', lamentou.
A feirante Sônia Ramos disse ter sido a precursora das embalagens na feira em Londrina. ''Uma amiga minha veio de São Paulo e disse que lá tudo já vinha na bandeja. Aí resolvi fazer isso aqui também'', lembrou. Isso aconteceu há cerca de três anos e, hoje, ela só vende produtos embalados em sua banca, com exceção da poncã. ''Vendo muito bem. Quem compra não perde nenhum produto porque tudo já está selecionado. Preparo as embalagens no sábado à noite'', contou.
Na banca da Sônia, os hortis já embalados têm um preço um pouco maior: cerca de R$ 0,15 por quilo de cada produto. ''Acho que a procura por esses produtos é boa porque é mais higiênico. O povo prefere pela praticidade'', arriscou a feirante. No domingo, Maria do Carmo Vieira da Silva estava à procura dos produtos já embalados. ''Estou comprando assim porque é mais fácil e estou com pressa. Acho que não vale muito a pena porque já peguei produtos estragados. Geralmente, gosto de escolher no sacolão'', contou.

mockup