Produtos de higiene e limpeza sobem 1,72%
Curitiba- Uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que, em janeiro, os produtos de higiene e limpeza tiveram aumento de 1,72%. Em Curitiba, estes itens tiveram variação superior à inflação, que fechou o primeiro mês do ano no patamar de 0,40%.
O supervisor técnico do Dieese, Cid Cordeiro, disse que os fabricantes destes produtos podem ter aproveitado a virada do ano para aumentar a margem de lucro. ''Nada justifica o aumento. Não ocorreu nenhuma pressão nos custos'', justificou. Estes produtos representam cerca de 10% a 12% do gasto mensal das famílias.
Os itens de limpeza apresentaram uma alta de 0,54% influenciada principalmente pelos aumentos da cera para assoalho (6,42%) e da esponja de louça (5,88%).
Nos produtos de higiene foi verificado um aumento de 2,54% com destaque para as altas no sabonete (6,53%), papel higiênico (3,71%) e no absorvente (7,05%), apesar da queda no preço do desodorante (-7,43%).(A.B.)





