Um estoque de mercadorias equivalente a 32 contêineres cheios irá a leilão hoje a partir das 9 horas, na sede da Alfândega de Paranaguá. Os produtos foram apreendidos pela Polícia Federal, no Porto de Paranaguá, e estão avaliados em R$ 3 milhões. Serão leiloados 22 lotes de mercadorias que permaneceram em exposição até o final da tarde de ontem.
O leilão foi determinado pela juíza da 2ª Vara da Justiça Federal de Paranaguá, Ana Beatriz Vieira da Luz. Os produtos foram importados de maneira irregular, em setembro de 1998, em nome de empresas cujos sócios seriam ‘‘laranjas’’. A mercadoria seria entregue para Antonio Marcos dos Santos e Liao Chon Chia, mas eles não fizeram o recolhimento de impostos de importação como determina a lei.
Os dois respondem por sonegação fiscal. Os bens de Chia e Santos foram sequestrados em outubro de 1998, por determinação do juiz da 1ª Vara Federal Criminal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior. Chia e Santos respondem processo em uma ação penal que tramita na Justiça Federal de Paranaguá.
Os bens que vão a leilão hoje são peças de computador (gabinetes, monitores, teclados, filtros de linha). Há ainda ferramentas, como chaves, alicates, furadeiras e macacos hidráulicos. Outros lotes de produtos contém CDs, ventiladores e artigos para enfeites. O endereço do leilão é na Rua Coronel José Lobo, 2300, esquina com a Avenida Manoel Ribas, em Paranaguá.

mockup