Produtores querem oferecer camarão diferenciado
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de janeiro de 2004
Agência Estado 
São Paulo - Sexto maior produtor mundial de camarão, a cada dia o Brasil ganha mais espaço no mercado internacional por conta da produtividade e da qualidade do crustáceo. Aproveitando este cenário favorável, o setor se prepara para dar mais um salto nas exportações, com a oferta de produtos diferenciados. A idéia é agregar valor e driblar barreiras protecionistas que porventura surjam contra o camarão brasileiro em estado bruto.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Paiva Rocha, informa que a meta do setor é introduzir no mercado, até o fim do ano, cerca de 30 produtos. A intenção é fabricar e exportar itens que facilitem o consumo do crustáceo, como o fruto do mar em pote pronto para ir ao microondas, ou camarão no espeto, à milanesa com farinha de soja, coco, entre outras versões.
''Percebemos que é possível crescer ainda mais nas exportações se trabalharmos com produtos elaborados e não apenas com a remessa de camarão inteiro, como fazemos para a Europa, ou sem a cabeça, no caso dos Estados Unidos'', explica Rocha.
''Queremos levar para o exterior um produto de camarão específico para cada necessidade de consumo.'' Este é o primeiro passo que a associação dos produtores, sob a supervisão de uma consultoria especializada, está dando para elevar suas exportações, que hoje já absorvem mais de 80% da produção nacional.


