Os produtores já iniciaram a colheita de milho no Oeste. A região é uma das maiores produtoras. Em todo o núcleo da Seab, 28 municípios, foram plantados 104 mil ha. A área total do Estado é de 942 mil ha, com estimativa de produção em torno de 2,9 milhões de toneladas.
A expectativa dos técnicos do Deral é de que sejam colhidos cerca de 339 mil toneladas, uma produção bem maior que a registrada ano passado (152 mil t). A técnica do Deral, Jovir Vicentini Esser, diz que não se pode fazer uma comparação com o ano passado devido às fortes geadas que prejudicaram cerca de 70% da produção.
Segundo Jovir, apesar de terem sido de menor intensidade, as geadas de junho atingiram cerca de 20% da produção do milho safrinha na região. Ela explica que naquela época, o milho estava em uma fase de maturação, período considerado crítico pela fragilidade do grão. ‘‘Não chegou a comprometer como no ano passado, mas sem dúvida uma parte chegou a ser atingida’’, completa a técnica afirmando que 20% da produção já está colhida.
O produtor Pedro Lupatini plantou 22 alqueires de milho safrinha, a mesma quantidade do ano passado. Para evitar perdas com a geada, realizou o plantio ainda no mês de fevereiro, para que pudesse antecipar da mesma forma a colheita. ‘‘Quando aconteceu a geada, meu milho estava em uma fase mais dura e conseguiu suportar bem. Ano passado perdi cerca de 80% do que tinha plantado’’, lamenta.
A principal preocupação dos técnicos do Deral está relacionada com a qualidade do grão, que pode refletir no valor pago pela saca do produto. A economista do Deral, Vera Zardo, acredita que existe uma tendência de valorização do milho para o segundo semestre quando estiver terminada a colheita do produto.
Vera Zardo completa que a saca do milho safrinha que chegou a ser vendida por R$ 8,50 pelos produtores, em alguns locais, como Ponta Grossa, está sendo comercializada por até R$ 11,00. ‘‘O governo apresentou alguns mecanismos de compra e de exportação do milho safrinha que estão contribuindo para sua valorização’’, conclui.

mockup