AGROTÓXICOS
Produtor vai reciclar embalagem
ArquivoEmbalagens não serão jogadas no campo na RMCDe CuritibaO secretário Hitoshi Nakamura, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Hitoshi Nakamura, inaugurou ontem a 14ª unidade regional do Programa Terra Limpa, que é um centro de recolhimento e reciclagem de embalagens de agrotóxicos. A unidade funcionará no município de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), que passará a concentrar as embalagens utilizadas por produtores rurais dos demais municípios. Hoje será inaugurada mais uma unidade do Terra Limpa no município de Renascença (região Sudoeste).
No caso da unidade metropolitana, ainda fazem parte do projeto os municípios de Pinhais, Itaperuçu, São José dos Pinhais, Campo Magro, Quatro Barras, Almirante Tamandaré e Curitiba. O superintendente Nicolaou Kluppel da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) informou que a intenção é estender o programa para os demais municípios da Grande Curitiba e atingir todo o Estado até o fim de 2000.
Segundo Kluppel, o Terra Limpa é um projeto inédito de reciclagem de embalagens de agrotóxicos. A primeira fase atende 53% do Estado, com a implantação em 14 unidades regionais.
A base do programa é a prática da tríplice lavagem. Quando o agrotóxico termina, o recipiente precisa ser lavado com água limpa por três vezes. Em seguida é necessário perfurar a embalagem plástica e armazená-la em local apropriado para posterior recolhimento pelas prefeituras. Os galões são levados para as unidades regionais que fazem a reciclagem. No caso do material plástico, o destino final é a confecção de conduítes – tubulação para proteção da fiação elétrica usada na construção civil.
Antes do Terra Limpa, a maioria das embalagens de agrotóxicos era jogada em rios ou queimada, abandonada em lavouras, enterrada e até utilizada para guardar água e alimentos. Um levantamentos da Secretaria da Agricultura, que também participa do projeto, mostra que 14 milhões de embalagens de agrotóxicos são utilizadas todos os anos no Paraná.
O secretário Hitoshi Nakamura disse que o centro de recolhimento e reciclagem de embalagens de agrotóxicos contribuirá para a preservação dos mananciais que abastecem a capital e as cidades vizinhas. ‘‘O trabalho de preservação será contínuo com nosso programa de educação ambiental’’, disse o secretário.

mockup