Produtor deve acompanhar mercado para vender bem
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de maio de 1997
Marcos Zanatta Sucursal de Maringá 
O diretor da Carraro Agrobusiness, Carlos Alberto Carraro, fez palestra anteontem para produtores durante a 25ª Expoingá, mostrando as vantagens da comercialização no mercado futuro. Apesar da presença de poucos produtores, Carraro disse que a confiança pelas transações em bolsa vem subindo. O agricultor tem confiança no sistema, e só não faz mais negócio no mercado futuro por certo receio.
O que mais chamou a atenção dos produtores, segundo Carraro, foi o valor da soja no mercado futuro. A cotação para julho está em R$ 19 a saca, contra a média de R$ 17,30 praticada esta semana. Negociando na BM&F, explica ele, o produtor tem condições de alcançar o melhor preço do período, saber quando a cotação vai sofrer um desaquecimento e vender na hora certa. Com isso fica mais fácil também planejar os investimentos - completa Carraro.
Durante a palestra ele fez um demonstrativo do mercado atual de diversos produtos, apresentando como se trabalham as oportunidades do mercado futuro. Para se ter vantagens na bolsa é preciso estar atento, sempre acompanhando as cotações para se fechar no melhor preço. Um exemplo citado por Carraro é o da própria soja, que tem uma cotação elevada para julho e já apresenta tendência de queda de 20% até novembro.


