Produtividade das lavouras poderá dobrar nesta safra
A prova da retomada do agronegócio está sendo dada com a colheita da safra de verão no Oeste do Paraná. Enquanto em 2009 as variedades mais precoces sofreram com a estiagem, neste ano as cultivares novamente mostraram todo seu potencial produtivo. Se, na safra anterior, a produção média ficou em 33 sacas por hectare, este ano as primeiras lavouras estão apresentando rendimentos superiores a 60 sacas por hectare.
Na região de Goioerê, as chuvas ficaram um pouco acima da média e o resultado está sendo uma safra bem animadora, com expectativa de uma média de produção acima de 62 sacas por hectare. A família do produtor Antônio Marcos Vaz Bortolucci plantou 220 hectares de soja e estava terminando os preparativos para a colheita. ''Pelo que vi na lavoura, espero colher uns 60 sacos por hectare. Está indo tudo bem e a expectativa é boa, muito melhor que no ano passado'', comenta.
Para ele, o único fator negativo nesta safra é o preço. ''As lavouras estão bonitas, com boa produtividade. Pena que o preço não está ajudando neste ano'', reclama Bortolucci. Para atender essa demanda de grãos, a Integrada pretende priorizar a área de armazenagem da cooperativa. ''Vamos retomar os investimentos em ampliações e melhorias de nossas unidades para agilizar ainda mais o recebimento da produção dos associados'', conta o superintende da Integrada, Jorge Hashimoto. Em 2010, a cooperativa espera receber 1,3 milhões de toneladas de soja, milho, trigo e outros produtos. (Reportagem Local)





