Procon registra intensa demanda
Devido à deficiência de Procons na Região Norte do Paraná, muitas vezes, os consumidores procuram a unidade de Londrina para tentar resolver seus problemas, mas o órgão local não comporta por já ter a sua própria demanda. Quando vêm pessoas que moram em outras cidades, só são atendidas se um dos pólos for de Londrina. Ao menos 150 usuários são atendidos no Procon da cidade ao dia.
O coordenador da unidade, Carlos Neves Júnior, defende a importância de cada cidade criar o seu Procon porque esse deficit dificulta que o consumidor exija seus direitos. Cabe ao Executivo estabelecer as regras ditadas pelo Estado. A lei diz que cada município pode gerir um órgão em sua administração, em forma de autarquia ou fundação para defesa do consumidor.
Queixas mais comuns
As reclamações mais frequentes se referem a serviços de telefonia, que lideraram o ranking em 2009 e neste ano, por enquanto, os bancos estão à frente, por tempo de espera em fila, atendimento nas agências e relações contratuais, de cobranças abusivas e juros indevidos, por exemplo. Posteriomente vêm as reclamações de planos de saúde e questões pontuais de mercado, como compra, venda, entrega de mercadoria, etc.
Praticar a cidadania é cobrar seus direitos e saber quais são, segundo Neves. O Código de Defesa do Consumidor veio não só para mudar o enfoque da situação precária que existia, mas também para estabecer normas a serem respeitadas tendo em vista a vulnerabilidade do consumidor diante do fornecedor. ''Considerando que a relação de consumo é mutável, o CDC não pode ser estático, deve sempre estar passível de mudanças para que haja melhora do exercício do direito do consumidor'', reitera Neves Júnior. (A.V.)





