O Procon (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) recebeu pelo menos 100 denúncias por mês contra golpes de empréstimos consignados ao longo deste ano. As reclamações abrangem desde falsificações de assinaturas de clientes a pedidos de empréstimos que não foram autorizados pelo usuário da conta.

Imagem ilustrativa da imagem Procon registra aumento de denúncias de golpes contra idosos
| Foto: Gustavo Carneiro

Segundo o coordenador do Procon de Londrina Gustavo Richa, as queixas são principalmente de idosos. “Eles buscam atendimento porque o banco estava descontando empréstimos que eles não solicitaram”, contou. O coordenador explica, porém, que esse não é um golpe novo. “Já recebemos denúncias como essas há muitos anos. Neste ano, porém, as reclamações por e-mail aumentaram", disse.

De acordo com Richa, as vítimas desse tipo de golpe devem procurar o quanto antes as unidades de defesa do consumidor. “O procedimento é entrar em contato com o Procon o mais rápido possível”, recomenda. Segundo o coordenador, no ano passado alguns dos próprios bancos foram responsabilizados pelas irregularidades e realizaram a devolução do dinheiro aos idosos. “É muito importante que os clientes tenham cuidado e prestem atenção àquilo que for oferecido pelos bancos”, orienta.

Desde o início da pandemia de Covid-19, os atendimentos no Procon precisam ser agendados com antecedência, para evitar aglomerações. O agendamento e as denúncias podem ser feitos online, pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone 3372-4823. O horário de funcionamento também foi alterado por conta da pandemia, e passou a ser das 9h às 15h de segunda a sexta-feira.

O Procon Londrina entra em recesso a partir de 21 de dezembro, e retorna na primeira segunda-feira de 2021, no dia 4 de janeiro. O coordenador recomenda que, durante este período, os consumidores telefonem para agendar atendimentos para o próximo ano.

Supervisão: Celso Felizardo, editor de Economia.