Consumidores paranaenses em atraso com o pagamento de contas de operadoras de telefonia e TV por assinatura, Copel, Sanepar, bancos, financeiras e lojas de varejo têm até o próximo dia 30 de setembro para tentar negociar as dívidas. Durante todo este mês, o Procon-PR (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) realiza um mutirão on-line no qual os inadimplentes poderão fazer acordos com as empresas e liquidar as dívidas.

Imagem ilustrativa da imagem Procon-PR faz mutirão para renegociação de dívidas
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O processo é feito exclusivamente on-line. Para participar, o consumidor deve acessar o site consumidor.gov.br e preencher um cadastro para criar uma conta. O endereço é o mesmo utilizado para atendimento a reclamações de consumidores insatisfeitos. Com o login e a senha, o consumidor deve entrar no site e relatar o problema por escrito, informando seu desejo de participar do mutirão. Feito isso, a empresa terá um prazo de dez dias para responder à solicitação de renegociação da dívida.

A resposta será enviada por telefone ou e-mail e, por isso, é fundamental o máximo de atenção no momento de preencher esses dados. A partir do retorno da empresa, as duas partes passam a conversar entre si. O consumidor tem um prazo de 20 dias para dizer se aceita ou não o acordo proposto. Podem ser renegociadas dívidas de qualquer valor.

Mutirões como esse acontecem desde 2015 e a expectativa é atender o maior número de pessoas possível. “A vida do consumidor está muito difícil”, disse a chefe departamento do Procon-PR, Claudia Silvano, destacando que além de facilitar a conversa entre credores e devedores, a ação é uma forma de evitar constrangimentos a quem não conseguiu realizar seus pagamentos em dia.

"O mutirão é uma oportunidade de o consumidor obter bons descontos e seguir com sua vida mais tranquilo, sem o nome negativado ou com alguma pendência", disse o coordenador do Procon em Londrina, Thiago Mota Romero. A principal vantagem de tentar renegociar as dívidas pela plataforma de resolução de conflitos, apontou ele, é a possibilidade de melhores condições de pagamento, como . retirada de juros e multas e parcelamentos em um número maior de prestações. "Em mutirões anteriores, consumidores conseguiram descontos que chegaram a 70%, 80%", comentou Romero.

Em Londrina, os consumidores que tiverem dificuldade com o cadastro ou outra dúvida sobre o mutirão, podem entrar em contato pelos telefones 3372-4823 e 3372-4824 ou procurar a sede do órgão, na rua Piauí, 1117, no centro.

“A iniciativa é de grande importância, pois permitirá que consumidores que estejam numa situação de endividamento ou com dificuldade para quitar seus débitos, possam negociar com os credores, de maneira fácil e efetiva e sem precisar se deslocar”, ressaltou o secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

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