Procon orienta para compras no Dia dos Pais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de agosto de 2009
<br> Reportagem Local 
Para o coordenador do Procon Londrina, Marco Cito Cito, as datas comemorativas são boas oportunidades de compra devido aos descontos oferecidos e a disputa entre comerciantes em busca de clientes. Mas nem sempre as práticas adotadas por eles respeitam o Código de Defesa do Consumidor. ''São inúmeras as opções de presentes, mas para qualquer uma delas é preciso ficar atento à qualidade do produto e à responsabilidade do estabelecimento em respeito ao cliente'', explicou o coordenador.
''A exigência da nota fiscal, qualquer que seja o valor do produto, é imprescindível'', alertou Cito, que ressaltou a importância do documento no caso do produto apresentar problemas. ''Os consumidores têm um prazo de 30 dias para reclamar de vícios em bens não duráveis, como alimentos e perfumaria, e 90 dias para vícios em bens duráveis, como vestuário e eletrônicos'', completou.
A Internet pode ser uma boa fonte de pesquisa e compra de presentes, mas com a dificuldade de se controlar o conteúdo online, é constante o número pessoas lesadas por falsas empresas. ''A loja virtual deve ser encarada como um estabelecimento comercial normal, portanto a razão social, CNPJ, endereço e telefone das empresas devem estar acessíveis ao consumidor'', orientou o coordenador.
Trocas de produtos são problemas frequentes dias após as datas comemorativas. A dica de Cito é que os filhos, ou quem for comprar o presente, conheça bem as preferências do pai. ''Os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca do presente apenas por descontentamento de quem o recebeu. O produto, para ser trocado, deve apresentar defeitos'', afirmou o coordenador, lembrando que é sempre importante conversar com o lojista para garantir a possibilidade de troca, quando, por algum motivo, o presente não agradar.


