O Procon notificou os 99 postos de combustíveis de Londrina, entre os dias 4 e 7 deste mês, para apurar se há irregularidades nos preços de revenda. Os proprietários dos estabelecimentos têm dois dias úteis para enviar toda a documentação requerida pelo órgão fiscalizador.
O coordenador do Procon, Gustavo Richa, afirma que a Petrobras anunciou uma redução somada de 26% no preço da gasolina para refinarias em novembro. Nos postos de Londrina, a redução foi de apenas 4%. Caso sejam constatadas irregularidades, o Procon poderá abrir um processo administrativo contra o estabelecimento e aplicar multa.
Por meio de nota, o Sindicombustíveis-PR, sindicato que representa os postos, informou que os postos não compram produtos diretamente das refinarias, mas das distribuidoras. "Estas grandes companhias, em sua maioria, não repassaram as reduções anunciadas pela Petrobras na íntegra. Este fato não é novidade, conforme alertas feitos em outras oportunidades pelo Sindicombustíveis. De maneira geral, as distribuidoras têm repassado os aumentos com agilidade, enquanto demoram mais ou não repassam as baixas", diz, na nota.