Imagem ilustrativa da imagem Primeiro Plantão do IPTU realiza 240 atendimentos

Duzentos e quarenta contribuintes procuraram atendimento no Plantão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), realizado no último sábado (6), na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda. O serviço era voltado aos cidadãos que tiveram dificuldades para acessar o serviço on-line e, entre todos os serviços ofertados, o mais procurado foi o pedido de parcelamento do tributo e emissão da segunda via do carnê, totalizando 119 atendimentos. Em seguida, 81 contribuintes buscaram saber sobre a isenção do imposto, 30 sobre agendamento, nove solicitaram a atualização do cadastro e um requereu auxílio a respeito do ISS (Imposto sobre Serviços).

O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Fazenda e, segundo o secretário, João Carlos Barbosa Perez, tudo transcorreu de forma tranquila e dentro dos horários agendados pela população. "O Plantão do IPTU teve atendimento rápido e organizado e seguiu rigorosamente todos os protocolos de saúde. No início do ano, a procura é grande por conta dos pedidos de isenções, por isso, nossa ideia é levar as informações de forma didática e oferecer todas as condições para que a população possa atualizar seus dados e ficar em dia com o município", esclareceu Perez.

Durante o plantão, os contribuintes puderam sanar dúvidas diversas, requerer a isenção do tributo, pedir o parcelamento de débitos, atualizar as informações pessoais e dos boletos vencidos, além de emitir a segunda via do carnê do IPTU 2021. Todos esses serviços estão disponíveis pela internet. Para acessá-los, basta entrar no site da Prefeitura de Londrina, por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), e se cadastrar. O passo a passo está disponível no Manual do Usuário Externo.

Próximo plantão

No dia 20 de fevereiro, um sábado, a Secretaria de Fazenda realiza um novo plantão para auxiliar quem não tem internet ou está com dificuldades para utilizá-la. O atendimento será feito das 8 às 14 horas, na Praça de Atendimento da Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico. Os contribuintes deverão fazer agendamento prévio.pelo Portal da Prefeitura, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3372-4424 e 3372-4334. Serão disponibilizadas 250 vagas. "A ideia é justamente diluir os atendimentos, oferecendo uma opção ao contribuinte que trabalha a semana toda e tem o sábado como opção. Todos os serviços são ofertados, o que contribui de fato para um atendimento diferenciado", finalizou Perez.

Balanço do IPTU

Até a última atualização do IPTU, na quinta-feira (4), a Prefeitura de Londrina já havia negociado 87% dos R$ 185 milhões referentes ao primeiro lote do IPTU 2021, somando R$ 162 milhões em negociações. A segunda parcela do imposto vence na sexta-feira (12) e, segundo o secretário de Fazenda, o sucesso dessa negociação deve-se ao pagamento à vista com desconto progressivo anual, que neste ano alcançou 13% de desconto para quem quitou à vista o imposto e o fez assim também nos anos anteriores.

Até 2023, a prefeitura promete desconto de 15% no imposto para os pagamentos à vista. "Além do desconto progressivo, o cidadão também está tendo a percepção de que os recursos públicos estão sendo devolvidos em políticas públicas para as diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e em obras executadas pelo município", disse Perez.