Primeiro encontro de economia criativa acontece em Maringá
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Agência Estadual de Notícias 
O I Encontro de Economia Criativa acontece em 21 de agosto, em Maringá. No evento será lançada oficialmente a Incubadora Paraná Criativo. A programação começa às 8h30 e segue até as 17h, com palestras e bate-papos sobre Economia Criativa. Não é necessário inscrição e a entrada é franca.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, acredita no potencial econômico da cultura para o desenvolvimento de cada área do Estado, com suas características regionais particulares, e que a confraternização proporcionada pelo encontro é uma oportunidade importante para os participantes.
"Este encontro será fundamental para sensibilizar e mobilizar os profissionais e empreendedores dos setores criativos, além dos gestores públicos locais, para a capacidade de gerar riquezas a partir das potencialidades culturais e intelectuais de cada região. A Economia Criativa pode contribuir, e muito, com o desenvolvimento sustentável local", explica.
PROGRAMAÇÃO Durante a manhã, um bate-papo com representantes de entidades do setor criativo discute como Maringá é vista neste cenário e quais as suas possibilidades. Em seguida, a especialista mundial em economia criativa e desenvolvimento sustentável, Lala Deheinzelin, fala sobre como aproveitar as riquezas culturais e naturais e a capacidade empreendedora do Brasil na palestra "Cultura também é negócio".
À tarde, a programação começa com palestra da especialista em desenvolvimento territorial, Karina Zapata, que explica o que são e como se formam os territórios criativos. Em seguida, ocorre um bate-papo sobre o Paraná Criativo para que os participantes possam conhecer as iniciativas, os objetivos e as próximas ações em Economia Criativa no Paraná.
A coordenadora da Incubadora Paraná Criativo, Luci Daros, explica que o encontro é um momento de confraternização do setor e, também, de mais aprendizado. "Nesta primeira etapa das atividades da Incubadora realizamos cursos e palestras que têm caráter bem prático para auxiliar os participantes em seus negócios. Já nos encontros, queremos proporcionar algo mais, com a fala de especialistas renomados e mesas redondas que apresentam casos de sucesso e discutem o tema".
A programação completa do I Encontro de Economia Criativa pode ser acessada no site www.cultura.pr.gov.br.
CICLO DE FORMAÇÃO A Incubadora promove uma série de atividades formativas em 10 cidades do Estado, de agosto a outubro deste ano. Colombo e Londrina já receberam os cursos e palestras. As próximas cidades são Maringá, Jacarezinho, Guarapuava, Pato Branco, Curitiba, Ponta Grossa, Toledo e Telêmaco Borba.
A Incubadora Paraná Criativo é um programa de promoção ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e o Ministério da Cultura, tem o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc-PR, Sesi Cifal Curitiba e prefeituras.
Serviço
I Encontro de Economia Criativa e Lançamento Oficial da Incubadora Paraná Criativo
Data: 21/08 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório Hélio Moreira (complexo do Paço Municipal) - Av. Quinze de Novembro, 701 - Zona 01 Centro - Maringá
Entrada Franca


