Presidente da SRP busca atender demandas do setor
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Mariana Fabre <br> <br> Reportagem Local
O administrador rural Moacir Norberto Sgarioni espera aprimorar a representatividade do setor agropecuário durante seu mandato como presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) no biênio 2012-2014. ''Os produtores esperam um posicionamento constante e consistente em relação às demandas do setor'', afirmou ontem em visita à FOLHA.
Entre as ações a serem desenvolvidas para atendimento aos produtores, o novo presidente da SRP destacou a negociação junto aos municípios e Estado para melhoria das estradas rurais, que representam constante entrave para o escoamento da safra e dificultam a mobilidade dos moradores. ''Falta uma política pública de apoio à agropecuária e é preciso trazer conforto para que o produtor permaneça no campo'', salientou. Sgarioni defendeu o apoio dado à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que, segundo ele, representa o aumento de investimento do governo para aprimorar o sistema de vigilância sanitária no Estado e contribuir para o fortalecimento do status de rebanho livre da febre aftosa.
O presidente da SRP garantiu a manutenção da participação da entidade nos movimentos sociais do município, como no Observatório de Londrina. ''Mantemos 28 representatividades na cidade. Essa é uma forma de ampliar o envolvimento entre as áreas urbana e rural'', afirma.
Como mudanças no Parque de Exposições Governador Ney Braga, Sgarioni aponta a conclusão da pista coberta de 50 metros por 120 metros para realização de provas equestres, sendo que a estrutura também poderá ser utilizada para julgamentos ou eventos. ''Também temos o sonho de cobrir a arena de shows João Milanez, que em 2014 completa 20 anos'', revela o novo presidente, argumentando que para esse investimento ainda é preciso encontrar parceiros. Outra ideia de Sgarioni é promover, no futuro, um festival sertanejo para divulgação de artistas regionais.