O primeiro-ministro da França, Lionel Jospin, foi vaiado ontem diante da Catedral de Brasília. Após almoço oferecido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no Palácio do Itamaraty, o premiê francês fez um passeio pela cidade. Ao chegar à catedral, Jospin e comitiva encontraram-se com manifestantes da marcha em defesa da CPI da Corrupção. Jospin foi xingado e cercado por participantes do protesto, mas não houve nenhum incidente. ‘‘Bom dia, eu sou francês’’, disse Jospin a uma das manifestantes que encontrou pelo caminho.
O primeiro-ministro francês não perdeu o bom humor nem demonstrou preocupação diante do assédio dos manifestantes. ‘‘Isso é normal em um país democrático, na França as manifestações estão em toda parte’’, reagiu Sylvianne Jospin, mulher do premiê. O casal deixou a catedral e seguiu em direção a outros pontos turísticos da capital federal. ‘‘É magnífica mesmo’’, disse Jospin, sobre Brasília.
O protesto da oposição obrigou o Itamaraty a reforçar o esquema de segurança e deslocar a entrada das autoridades e convidados para a portaria lateral do palácio. Já pela manhã, a marcha desceu a Esplanada dos Ministérios e passou pelo Palácio do Planalto minutos antes da cerimônia de boas-vindas ao premiê francês. Na hora do almoço, já concentrados no gramado do Congresso, os manifestantes estavam exatamente de frente para o Itamaraty, no lado oposto da Esplanada.

mockup