Cláudia Lopes
De Londrina
A loja Tend Tudo, de Londrina, vai fechar as portas no final deste mês. O motivo alegado pelo gerente operacional da rede, Giocelli Martins Rocha, é que a unidade vem operando no vermelho desde o ano passado. ‘‘O desempenho da loja é o pior da rede’’, afirmou.
Ele conversou com a reportagem da Folha ontem à tarde, por telefone. Até três anos atrás, a unidade londrinense ocupava lugar de destaque na companhia. ‘‘Não sei por que a receita caiu tanto’’, disse Rocha, que não quis revelar o faturamento da unidade.
Trinta funcionários trabalham na loja de Londrina, na avenida Brasília, 2.769, zona norte. Rocha disse que todos os empregados foram convidados para se transferir para outras unidades do grupo. Até agora, três pessoas aceitaram a proposta. Além das despesas com a mudança, a empresa paga um mês de hotel para cada funcionário transferido.
A rede tem lojas em São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Em junho, será inaugurada outra loja em Goiânia, que empregará 74 funcionários e, em novembro, uma nova unidade em Salvador.
Rocha reclamou das constantes multas recebidas por abrir a loja de Londrina aos domingos e feriados. ‘‘O sindicato dos empregados local é muito rígido. Todas as vezes que abrimos, fomos autuados’’, contou. As demais unidades da rede funcionam aos domingos, segundo ele. ‘‘O aluguel do prédio em Londrina também está muito caro’’, disse. A entrega do imóvel acontece no final de maio.
Segundo o gerente, uma transferência para outro ponto da cidade foi descartada pela direção da rede por causa do fraco desempenho da loja e do alto custo do investimento. Uma mudança deste tipo demandaria investimentos de R$ 500 mil – valor igual ao gasto na reforma da loja, há cerca de dois anos. Os 20 mil itens vendidos em Londrina serão enviados para outros Estados. Os produtos de substituição tributária, que tem ICMS pago na origem, estão sendo liquidados. Os preços das tintas e lâmpadas, por exemplo, estão com descontos de cerca de 20%.
A rede Tend Tudo foi fundada pela Alcoa Alumínio em 1987. A loja de Londrina foi a segunda do grupo, inaugurada no mesmo ano da fundação. Hoje, a holding é formada por três grupos estrangeiros: South America Private Equity Growth Found L.P., TCW Latin America Private Equity Partners L.P. e Metropolitan Life Insurance Company Corp. Equities Unit. Ao todo, a rede tem 31 mil metros quadrados de área de venda e emprega 600 funcionários.

mockup