A Prefeitura de Londrina e o Sebrae-PR assinaram, nesta segunda-feira (14), o contrato do Programa Londrina Inovadora que tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação e capacitar e qualificar empresas e empreendedores em áreas como planejamento, finanças, transformação digital e marketing. O programa foi desenhado para atender 6,1 mil empresas e prevê ainda a capacitação de secretários municipais envolvidos com projetos nas áreas da economia e da inovação. O município repassou ao Sebrae R$ 300 mil para o desenvolvimento do programa neste ano e outros R$ 300 mil serão liberados em 2023.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e Sebrae consolidam parceria em programa de inovação
| Foto: Emerson Dias/N.Com

"Vamos oferecer para o ecossistema toda a parte de monitoramento, que a gente já faz, e o planejamento das governanças. Só com as ações que serão desdobradas, a gente deve atender perto de 2,4 mil participantes”, ressaltou o coordenador de Ecossistemas de Inovação da regional norte do Sebrae-PR, Heverson Feliciano. O programa ainda será voltado à preparação e ao fortalecimento de 600 lideranças locais. “O que vem sendo feito agora é mais um aporte para fortalecer o ecossistema de inovação de Londrina. Vamos dar um salto muito grande.”

À medida que avança, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Fernando Moraes, o programa fará de Londrina uma cidade mais inovadora, capaz de oferecer um atendimento de excelência nesse sentido. “Londrina tem um viés de inovação e a gente quer aprimorar mais ainda.”

O programa será lançado, simultaneamente, em várias cidades do Paraná, no dia 7 de abril. Em Londrina, começa, de forma presencial, no dia 25 de abril. Durante cinco meses, o projeto irá ofertar cursos, workshops e consultorias nas áreas de gestão financeira, inovação, marketing, transformação digital e planejamento.

O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, destacou que o programa surge como o resultado da união entre o privado, a sociedade civil organizada e a prefeitura. “É um meio de fortalecer o empresário de Londrina e gerar oportunidade. As empresas vêm se instalar em Londrina pela questão da governança que Londrina tem.”

Na avaliação do prefeito Marcelo Belinati, o programa coloca a cidade em um novo patamar, consolidando o município como um grande polo de inovação e tecnologia no país. “Serão atendidas seis mil empresas. Os empresários serão orientados sobre como transformar uma ideia em dinheiro. O empresário ganha dinheiro, gera emprego, movimenta a economia, paga os seus tributos, que ficam na cidade, e gira toda a cadeia econômica.”

Belinati salientou ainda o trabalho em conjunto que o Sebrae desenvolve com “os outros Ss” no sentido de buscar a qualificação dos profissionais e a iniciativa de capacitar o secretariado municipal. “Tudo o que vem para acrescentar, ajuda muito. Eu acho muito importante que os secretários tenham essa oportunidade de trabalhar junto com a iniciativa privada, de aprender, de acrescentar aquilo que eles já têm de conhecimento. Quem ganha com isso é a cidade.”

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link