O setor de atendimento ao cliente da Sercomtel, que completa 20 anos neste domingo (21), passará a ser chamado de Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento
O setor de atendimento ao cliente da Sercomtel, que completa 20 anos neste domingo (21), passará a ser chamado de Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento | Foto: Ricardo Chicarelli - Grupo Folha

A Prefeitura de Londrina enviou três projetos de lei à Câmara, para obter a permissão para assumir o controle direto da Sercomtel Contact Center e da Sercomtel Iluminação. Uma das propostas visa alterar a lei orçamentária, para garantir R$ 7,160 milhões para a transação antes do leilão para privatização da Sercomtel Telecom. A principal justificativa apresentada é que ambas não fazem parte da atividade principal de telefonia e que serão importantes para levar o município à era das smart cities, ou cidades digitais.

Diante desse objetivo, a principal mudança deve ocorre na Contact Center. O braço de atendimento ao cliente da Sercomtel, que completará 20 anos de fundação neste domingo (21), passará a ser chamado de Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento e será fundamental para implantar um centro de inteligência em serviços públicos, que vão desde gestão financeira a soluções para saúde, educação, redes de monitoramento e segurança pública.

Outra função será a de criar sistemas para informatizar as secretarias municipais, nos mesmos moldes da estadual Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e o nacional Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). “A Prefeitura nunca teve uma estrutura sólida de TI [tecnologia da informação] e vem contratando sistemas alugados, como um sistema financeiro que a cada quatro anos precisa fazer nova licitação, com chance de esse programa mudar. Para ter estabilidade, imaginamos criar uma estrutura para ter sistemas próprios da prefeitura”, diz o secretário de Governo de Londrina, Juarez Tridapalli.

Ele complementa ainda que todo o gerenciamento de uma cidade inteligente poderá ser feito pela atual Sercomtel Contact Center. “Será usada para ações do telefone 156 [canal obrigatório para municípios com o cidadão], implantar sistema de cobrança do IPTU, impostos, contato telefônico para vacinação e campanhas de saúde, agendamentos de consultas médicas e também implantar o comando de controle da prefeitura, para que possa agrupar todas as informações”, diz

O diretor presidente da Sercomtel Contact Center, Luciano Kuhl, acredita que a proposta tem tudo para ser aprovada na Câmara. “O que temos no horizonte para os próximos 20 anos é continuar a fazer o atendimento dos clientes atuais, mas essencialmente com um foco de serviços públicos”, afirma. Ele complementa que será transformar as informações colhidas do público para subsidiar decisões e políticas públicas e que o serviço será posteriormente vendido a outros municípios da região, já que o 156 não foi instituído em boa parte das cidades apesar de ser obrigatório neste ano.

No caso da segurança pública, Kuhl lembra que será possível prestar serviço à Polícia Militar com um centro de monitoramento, que atenderia também à Guarda Municipal e o controle de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). “Vamos embarcar tecnologia para agilizar todo o processo e liberar os recursos escassos para o que de fato é o foco deles, que é a segurança na rua.”

O presidente da Contact Center conta que o processo de preparação ocorre há 18 meses e a empresa é a única que conhece no Paraná com “tecnologia e mão de obra treinada para fazer toda essa setorização”.

Para o diretor administrativo financeiro da Contact Center, Edilson Gonçalves Moreira, a empresa teve altos e baixos, mas vem “no azul” desde a reestruturação em 2014 e tem um horizonte otimista à frente. Ele cita o lucro de R$ 380 mil em 2017, de R$ 1,117 milhão em 2018 e o acumulado de R$ 280 mil em 2019, com perspectiva de fechar o ano em R$ 800 mil, como um exemplo de solidez.

“Essa abertura de negócios vai gerar desafios, mas a perspectiva é muito boa. Se for transformada na companhia que vai dar suporte à prefeitura e a outros, estaremos em uma vanguarda de negócios na parte tecnológica e com bons indicadores, porque o reconhecimento de melhor atendimento da Sercomtel é em grande parte no call center.”

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