Em live realizada pelas redes sociais, o prefeito Marcelo Belinati afirmou que vai cumprir a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Paraná, que suspendeu a reabertura do comércio em Londrina. Mas declarou estar em desacordo com a decisão e que vai recorrer em “todas as instâncias jurídicas necessárias”. “Tão logo sejamos notificados pelo TJ, nossa equipe já está preparando a defesa. Recorreremos em todas as instâncias jurídicas onde houver necessidade para que possamos reverter a decisão.”

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito Marcelo Belinati diz que vai recorrer à decisão do TJ
| Foto: Reprodução

A decisão da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, nesta segunda-feira (27), atendeu agravo de instrumento da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina que expôs os riscos do aumento da curva de contágio do novo coronavírus na cidade com a retomada das atividades não essenciais.

CONTINUE LENDO:

Prefeitura é notificada de decisão judicial e comércio deve fechar nesta quinta

Belinati mais uma vez ressaltou que a decisão de retomada das atividades do comércio, prestação de serviços, da construção civil e da indústria foi tomada baseada em dados epidemiológicos. “Com todo respeito que tenho pelas instituições, para com o MP, e pela Justiça, todas as decisões aqui de Londrina foram absolutamente técnicas, médicas, científicas, baseadas em dados epidemiológicos. Quando vem decisões como essa atrapalha a maneira como estamos conduzindo a pandemia na cidade.”

Para o prefeito, a decisão da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima foi tomada sem levar em consideração dados relacionados à saúde. Segundo ele, a desembargadora apenas considerou que a decisão de funcionamento dos estabelecimentos é prerrogativa do presidente da República, e não dos municípios.

Belinati destacou que é preciso haver um equilíbrio entre isolamento social e atividade econômica, e que a estratégia de combate à pandemia do município se baseia na abertura e no fechamento intermitente do comércio e das atividades produtivas. “As pessoas precisam se imunizar. E tudo que não queremos é que a pandemia entre em choque em julho com a influenza, o H1N1 e outros vírus que também dão a gripe e que são graves.”

Ainda não há definição sobre a data que a decisão de reabertura do comércio e das atividades produtivas da cidade deverá ser suspensa. O prefeito informou que vai pedir à procuradoria do município que questione como essa questão terá de ser conduzida, já que a decisão judicial diz que a prefeitura não tem poder de abrir ou fechar o comércio. Tão logo se tenha uma resposta, Belinati afirmou que as entidades ligadas ao setor produtivo serão informadas oficialmente para que a providências cabíveis sejam tomadas.