Após a decisão do Governo do Estado de não renovar o decreto que suspendia por 14 dias o funcionamento do comércio em sete Regionais de Saúde, incluindo Londrina, o prefeito Marcelo Belinati divulgou, nesta quarta-feira (15), que vai manter as medidas restritivas anteriores à quarentena até domingo (19), quando pretende ter análise técnica e científica para novas decisões.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito mantém medidas restritivas anteriores à quarentena
| Foto: Gustavo Carneiro

Por conta disso, o comércio deve continuar funcionando nos horários das 10h às 16h, shoppings das 11h às 19h e bares e restaurantes até 22h com 50% da lotação, de segunda a sexta-feira. A prefeitura divulgou dois novos decretos, o 823/2020, que restabelece as medidas de restrição para enfrentamento da pandemia até o dia 20 de julho e o 824/2020, estabelecendo normas regulatórias para celebrações religiosas, considerando que o decreto estadual tinha vigência até o último dia 14.

“Nós precisamos reorganizar todos os dados, analisar os indicadores médicos e científicos, reanalisar o comportamento da pandemia na cidade, tudo com organização e planejamento para que a nossa estratégia de combate ao coronavírus tenha bons resultados. Então, estamos editando um decreto hoje que vai se estender até o domingo (19), com todas as regras anteriores estabelecidas”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo aberta no perfil da Prefeitura de Londrina, no Facebook.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que é necessário analisar esse período de inverno, cujo atendimento nas unidades de saúde é naturalmente maior. “Nós tínhamos até o mês de junho, uma média de 127 pessoas ao dia com sintomas de síndrome gripal atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará (Oeste). Nas últimas semanas de junho, subiu para 150 pacientes por dia. Nos 14 dias de julho, nós estamos com uma média de 224 pessoas atendidas”, apontou.

Questionado se a prefeitura considera acatar a sugestão da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) sobre o novo horário de funcionamento do comércio, das 11h às 19h, e para shoppings centers, das 12h às 20h, entre outras mudanças, o prefeito disse que é preciso avaliar com calma.

“Nós vamos analisar minuciosamente os dados da pandemia em Londrina e nós precisamos de um tempo para avaliar essa questão. É uma possibilidade, mas será avaliada em dados que serão apresentados até domingo", respondeu. “A gente precisa ter calma, equilíbrio e responsabilidade. Não dá para mudar nada com relação ao que estávamos. Eventuais alterações podem vir, mas com muito bom senso”, acrescentou.

DADOS
Após o término da transmissão, a prefeitura divulgou o boletim com os índices diários do novo coronavírus na cidade. Londrina não teve óbitos registrados nesta quarta-feira e contou com 79 novos casos confirmados, chegando ao número de 2.136 pessoas que passaram pela infecção na cidade.

Atualmente, 336 pessoas estão com o vírus ativo, com 295 em isolamento domiciliar e 43 internados: 21 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 22 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos está em 48% na enfermaria, 68% para UTI geral adulta, 66% para UTI geral pediátrica e 47% dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 estão ocupados.