Preços de viagens caem até 30% durante Copa
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de junho de 2014
Fábio Galiotto<br>Reportagem Local 
A realização da Copa do Mundo teve um efeito inesperado para o mercado de pacotes de viagens, com o barateamento de até 30% nos preços nas últimas semanas. Executivos do setor dizem que o evento interrompe a temporada de convenções, o que afasta os passageiros corporativos dos aeroportos e faz com que as companhias aéreas optem por ofertas para atrair passageiros de lazer, mais sensíveis a preços. Ainda, a expectativa de turistas para o Mundial foi reduzida e deixou vagas em hotéis e voos.
A previsão inicial era de que 600 mil turistas estrangeiros chegassem ao Brasil para o Mundial, mas boa parte dos assentos e apartamentos que estavam reservados à operadora de viagens credenciada pela Fifa foram devolvidos diante da revisão do número, não divulgada. Assim, a rede hoteleira e as companhias aéreas baixaram os preços não apenas para destinos que não têm relação com a Copa, mas também para cidades-sede.
Agentes de viagens confirmam a redução nos valores e dizem que quem se planejou com antecedência, desta vez, pagou mais caro. Supervisor de vendas da CVC, Alex Batista afirma que a temporada de férias deve ser mais aquecida para o setor neste ano do que em 2013, principalmente porque serão praticamente dois meses de férias, entre calendários das escolas públicas e particulares, em junho e julho. "Podemos dizer que temos preços de baixa temporada em alta temporada."
A agente de viagens Débora Sorgi, da Navega Tur, conta que as promoções começaram a aparecer, principalmente, para viagens internacionais. "Os preços estavam absurdos até março mesmo para cidades que estão fora da Copa", afirma.
Um exemplo de preço mais baixo é o pacote que a CVC oferecia na semana encerrada em 14 de junho, para Punta Cana, na República Dominicana. Para dois adultos e com saída de São Paulo, o custo era inferior a R$ 4 mil, mais taxa de embarque, por seis noites de hospedagem e com todas as refeições e bebidas incluídas em um resort.
Ano atípico
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio da assessoria de imprensa, afirma que tem estudos feitos sobre venda de passagens nas Copas anteriores, da África do Sul e da Alemanha, quando a demanda ficou equilibrada pela retração da venda para clientes corporativos e pelo aumento dos viajantes por lazer. Por isso, a entidade considera 2014 um ano atípico, com maior lotação em voos nos primeiros quatro meses do ano, pela quantidade concentrada de convenções empresariais.
Nos meses do Mundial, a Abear considera que a tendência é de preços mais baixos porque a demanda cai e porque os passageiros de lazer focam mais os preços na hora de viajar do que os corporativos. A entidade informa, ainda, que não há preocupação com os aeroportos no período, porque a quantidade de clientes deve ser menor do que em feriados movimentados, como as festas de fim de ano e o Carnaval. A única orientação é para que o passageiro se informe sobre locais e horários de voos com antecedência.


