Preços de combustíveis têm reajustes
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de maio de 2004
Nicola Pamplona<br> Agência Estado 
Rio de Janeiro - A alta do preço do álcool no atacado, provocada por problemas de colheita na região Sudeste, já começa a ter impacto no bolso do consumidor. Ontem, a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e a Shell anunciaram aumentos de 1,5% no preço da gasolina. O litro do álcool hidratado também ficará mais caro, em até 17%. O movimento deve ser seguido pelas outras distribuidoras e, segundo cálculos do setor, o impacto nas bombas deve ficar em torno de R$ 0,02.
A primeira a anunciar o aumento foi a BR Distribuidora. Segundo nota divulgada pela empresa, a gasolina nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste sobe 1,5%. O álcool, por sua vez, sobe 12% em cidades como Rio, Brasília e Belo Horizonte e 17% em São Paulo. A diferença se explica pelo fato de o ICMS ser menor no mercado paulista, o que amplifica o impacto de um reajuste no preço do combustível.
A gasolina sofre impacto da alta do álcool porque a mistura vendida nos postos - chamada de gasolina C - tem 75% de gasolina pura e 25% de álcool anidro. De acordo com o diretor do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, o repasse deve ser feito por todas as empresas, à medida que seus estoques de álcool com preços antigos cheguem ao fim. ''Cada empresa tem uma estratégia de compras diferente e, por isso, vai repassar no momento mais propício'', disse.
Vaz avalia que a alta do preço do álcool é pontual e o preço pode voltar a cair nos próximos meses. Segundo ele, a chuva causou problemas na colheita da cana no Sudeste e, com o início da safra, as cotações devem recuar. Nos últimos meses, as baixas cotações do álcool vinham contribuindo para segurar os índices de inflação. Agora, de acordo com cálculos do Instituto Fecomércio, a gasolina pode contribuir com 0,06 ponto porcentual no IPCA, se o reajuste chegar a 1,5% nas bombas. No caso do álcool, considerando um reajuste médio de 14,5%, o impacto na inflação chegaria a 0,11 ponto porcentual.


