Preço da gasolina pode cair a partir de sábado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de abril de 2002
Agência Estado 
Rio de Janeiro O preço da gasolina pode sofrer pequena redução a partir de sábado. Especialistas de mercado têm opiniões diferentes sobre o assunto, mas há uma expectativa interna na empresa de que o preço do combustível será reduzido ao fim do prazo de 15 dias do último aumento, que ocorreu no dia 6.
A Petrobras não está se pronunciando oficialmente a respeito, mas, segundo uma fonte da empresa, o preço da gasolina provavelmente cairá sábado.
O diretor comercial da Refinaria de Manguinhos, um dos únicos concorrentes da estatal neste mercado, Luis Henrique Sanches, concorda. O dólar está estável e no mercado externo o preço caiu, argumenta, lembrando que, por esses critérios, a flutuação agora do preço seria para baixo.
Para a analista de petróleo da Tendências Consultoria, Fabiana Fantoni, no entanto, a Petrobras manterá o preço do combustível. Em sua análise, ela diz que a variação do combustível no Golfo Americano caiu 2,5%, em reais, desde o último reajuste promovido pela estatal.
Segundo a fórmula de transição proposta pela estatal, os reajustes podem ocorrer a cada 15 dias, sempre que a variação no mercado externo for maior do que 5%. No entanto, alguns especialistas concordam que, politicamente, seria bom para a Petrobras promover redução de preço esta semana.
A companhia vem recebendo muitas críticas inclusive do candidato do governo à presidência, José Serra por acompanhar de perto a cotação internacional dos combustíveis.
O preço da gasolina nos Estados Unidos vinha caindo na última semana, mas teve um repique nos últimos dias devido à crise política na Venezuela. Com a volta de Hugo Chávez à presidência da Venezuela, o petróleo retomou a cotação de US$ 25, US$ 26.


