Pratini manda melhrar qualidade da carne bovina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de agosto de 2001
Renato Alves<BR>Agência Estado
O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse ontem em Uberaba (MG) que o Brasil precisa melhorar a qualidade da carne bovina e exportar mais. Ele participou da posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Pratini de Moraes iniciou seu discurso dizendo que o País precisa cuidar melhor do rebanho e da produção leiteira e exportar mais leite e carne. Atualmente, dos 21 bilhões de litros de leite produzidos por ano no País, apenas 85 milhões são destinados ao mercado exterior. Ele anunciou ainda um programa de incentivo aos produtores que deverá ter um investimento de R$ 200 milhões.
O ministro pediu aos pecuaristas que promovam a qualidade da carne bovina brasileira. Isto significa dar ao produto nacional um selo de qualidade. ''Uma carne com marca, que ofereça aos compradores qualidade, dará aos produtores brasileiros uma porta aberta lá fora'', disse.
Num raro momento em que falou de política, Pratini de Moraes criticou as prefeituras administradas pelo PT, que estão importando leite em detrimento do produto nacional e deprimindo o preço do litro no Brasil.
Marketing Assumiu a presidência da ABCZ o médico e pecuarista José Olavo Borges Mendes, que deverá intensificar o marketing da carne bovina brasileira, com vistas para a exportação. Ele explicou que pretende promover uma campanha para que haja o controle zootécnico, genealógico e de vacinação desde o nascimento de cada bovino até o abate.
''Cada animal receberá, já no nascimento, um chip que nos dará perfeitas condições de acompanhar seu crescimento e suas condições sanitárias'', comentou Borges Mendes.
Para ele, através desse controle, quando um comprador quiser informações sobre condições sanitárias, inclusive genealógica, receberá tudo rapidamente. ''Temos uma estrutura no País inteiro, com 17 escritórios regionais e pessoal especializado''.
