PR, SP e MT concentram consumo de etanol
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de junho de 2011
Kelly Lima <br> <br> Reportagem Local 
Rio - O presidente do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, afirmou ontem que para os estoques de etanol terem condições de superar a próxima entressafra sem repetir o mesmo ''estresse de preços'' ocorrido este ano, o consumo deste combustível deveria cair em torno de 5% na média do ano em relação a 2010. Além disso, segundo ele, há uma tendência de que pelo menos no curto prazo, entre 2011 e 2012, o consumo de etanol concentre-se entre os estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e um pouco em Minas Gerais, que são estados produtores e possuem um tributação menor.
''Nos próximos dois anos há uma expectativa de aumentar consideravelmente a safra de cana e isso deve refletir no avanço do consumo do etanol para outros estados'', disse Vaz, durante apresentação do anuário do Sindicom de 2010, que apontou um aumento de 8,7% no consumo geral de todos os combustíveis. Para 2011, a expectativa da entidade - que congrega as principais distribuidoras do País com cerca de 75% de market share - é de encerrar com um aumento de 5% no consumo, puxado principalmente pelo avanço do mercado de gasolina, que deve fechar este ano com alta superior a 7%, e o QAV ''correndo por fora'' com expectativa de crescer em torno de 15%. ''A demanda está sendo puxada pela ascensão da classe média'', avaliou.
Vaz afirmou que não acredita na possibilidade de o governo vir a mexer no porcentual da mistura de anidro na gasolina. Para ele, o governo demonstrou que tem esta ''arma'' ao alterar a banda da mistura de 20%-25% para 18%-25%, mas ''o setor vai fazer o possível para que não haja necessidade de utilizá-la''.


