PR sedia fábrica de smart card
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de agosto de 2000
Carmem Murara De Curitiba 
A indústria francesa de smart cards (cartões com microprocessador) Schlumberger Test & Transactions inaugura hoje a sua primeira unidade na América do Sul e a 11ª em todo o mundo, no município de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). A Schlumberger produzirá os cartões para as maiores administradoras de cartão de crédito, Visa e Mastercard, além de bancos e entidades públicas e privadas que começam a adotar o cartão em suas atividades. O investimento para iniciar a produção foi de US$ 5 milhões, o que garantirá uma capacidade de produção em torno de 4 milhões de unidades ao mês.
As metas da Schlumberger para conquistar mercado são arrojadas. O diretor comercial da empresa Uwe Ludke disse ontem que a expectativa é conquistar até 30% do mercado em três anos. Cercada de uma mega-estrutura de segurança como se fosse uma Casa da Moeda, a Schlumberger aposta no crescimento do mercado dos smart cards, que substituem a fita magnética dos atuais cartões bancários e de crédito por um microprocessador (chip).
Num mesmo cartão, será possível incluir vários aplicativos que garantem o acesso ao crédito bancário, ao local de trabalho, liberação de consultas e atendimento médico, compras em determinadas redes de lojas e farmácias.
Entre todos os cartões que circulam no País, algo em torno de 100 milhões de unidades apenas nos bancos, somente 5% são smart card. Na Europa, com apenas um cartão a pessoa pega um ônibus, compra remédios, vai ao supermercado, exemplifica Ludke.
O diretor da empresa Amador Barros disse que o potencial de exportação de cartões chega a US$ 100 milhões para os próximos três anos. A Schlumberger espera também conquistar os mercados dos países da América do Sul. A indústria é líder no mundo em solução com smart cards e entrou no Brasil pela parceria que fechou com a empresa paranaense Card Tech, que já funcionava em Pinhais. A Schlumberger comprou 80% da Card Tech.


