O secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento do Paraná, Eduardo Sciarra, informou ontem à Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), que pretende retomar as discussão em torno da implantação de hidrovias no Estado. Na semana passada o consultor jurídico da entidade, Paulo Roberto Pereira de Souza, cobrou de Sciarra a retomada dos projetos de hidrovias, em especial do rio Ivaí.
Segundo dados apresentados por Souza, apenas 1% da carga transportada no Brasil passa por hidrovias. Ele mostra ainda que em São Paulo, onde a hidrovia Paraná-Tietê já está em operação, o custo do transporte da carga cai de US$ 110 a tonelada por rodovia para US$ 61 pelo rio. Um comboio de 2.200 toneladas corresponde à capacidade de 74 carretas de 30 toneladas cada. Ele lembra ainda que países desenvolvidos incentivam o transporte através de hidrovias.
Os Estados Unidos possuem uma malha hidroviária de 47 mil quilômetros, por onde passam 670 milhões de toneladas de produtos, quase 17% da produção daquele país. Na Europa uma interligação de 170 quilômetros entre os rios Reno e Danúbio, permite a conexão do Mar do Norte com o Mar Negro, beneficiando vários países.

mockup