PR inicia mobilização contra febre aftosa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de abril de 2003
Reportagem Local 
O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessutti, e o presidente da Faep, Ágide Meneguette, começam hoje, em Ponta Grossa, às 9 horas, no auditório dos Bombeiros, os fóruns regionais ''Paraná sem Aftosa: Prioridade do Governo e Renda para o Produtor''. Os fóruns serão realizados também em Francisco Beltrão, Toledo, Paranavaí, Londrina e Ivaiporã.
Os fóruns regionais são promovidos em conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) e outras entidades.
O objetivo dos encontros é motivar os produtores a buscarem a melhoria de qualidade, sanidade e produtividade, como forma de elevar a renda na comercialização da carne. Além disso, serão discutidas as providências para a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em 2003, que inicia no próximo mês.
Para o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Marcos Degraf, ''os fóruns vêm reforçar os cuidados que governo e associações de produtores estão adotando para assegurar o certificado de ''área livre de aftosa, sem vacinação''.
O último caso de febre aftosa no Paraná foi registrado há oito anos. Nesse sentido, a Seab e entidades parceiras vêm investindo pesado em campanhas de vacinação e outras medidas que assegurem a qualidade da carne comercializada no Estado. Foi a partir de maio de 2000, quando o Paraná recebeu o certificado de área livre da febre aftosa, que o volume de exportações começou a crescer. Em 2002, produtores do Paraná exportaram mais de 80 mil toneladas de carne bovina e suína, movimentando 105 milhões de dólares. Esse valor representa um crescimento de 525% se comparado a 1999, onde a movimentação não chegou a R$ 20 milhões de dólares com a exportação de 18.500 toneladas de carne. ''A qualidade da nossa carne é ótima. É preciso continuar trabalhando para nos tornarmos cada vez mais competitivos e conquistarmos novos mercados'', declara Degraf. O Presidente da Fundepec e da FAEP, Agido Meneguette disse ontem que o Paraná ''tem tudo para se tornar um dos grandes abastecedores de carne no mercado mundial, assim como já é o de soja, milho e aves''.


