PR debate a legislação
Modernizar a legislação trabalhista atual criando condições para a geração de novos empregos. Este é o objetivo de uma série de seminários que serão realizados no Paraná ainda neste primeiro semestre. A informação é do secretário do emprego e relações do trabalho, Alex Canziani, que se reuniu esta semana com o ex-ministro e atual secretário da pasta, em São Paulo, Walter Barelli. Os seminários deverão ser realizados em Curitiba, Londrina, Maringá e Foz de Iguaçu.
Defendemos mudanças na atual legislação até para que possa haver geração de mais empregos, afirmou ontem Canziani. Os seminários, explicou ele, deverão contar com a participação de secretários estaduais de vários Estados e apontarão emendas e sugestões de projetos de lei que possam adequar a atual Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que data de 1946. De acordo com Canziani, uma das críticas é que a lei atual praticamente engessa a geração de novos postos de trabalho.
Ele defende uma nova relação entre empregado e patrão. Segundo o secretário, um exemplo da dificuldade que a lei provoca está no setor agropecuário. Para ele, o próprio êxodo rural tem, entre as causas, a legislação trabalhista. O Paraná volta hoje a plantar café. Se houver modificações certamente poderemos voltar a ter a figura do parceiro do proprietário rural, exemplifica Canziani.
Ele afirma que atual legislação não beneficia nem empregado e nem patrão. O que estamos defendendo é que exista uma boa relação entre as partes, favorecendo a geração de empregos, resumiu. (Pedro Livoratti)





