Portos reforçam logística reversa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Reportagem Local 
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) publicou ordem de serviço determinando que os materiais adquiridos pela Appa e relacionados no artigo 33 da Lei 12.305 - que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos - obedeçam aos princípios da logística reversa.
Isso significa dizer que produtos como agrotóxicos (seus resíduos e embalagens), pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos terão que retornar aos fornecedores após o uso, de forma independente do serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos.
Segundo a Appa, o porto é pioneiro no cumprimento de medidas visando à destinação correta de resíduos. E desde o início deste ano, todo o resíduo de grãos (soja, milho, farelo de soja e trigo) varrido do cais após a operação de navios é reutilizado, sem gerar qualquer custo para a Appa. Após a implantação do novo sistema, o volume de lixo em geral retirado dos portos caiu de 315 para 100 toneladas por mês.


