Porto movimenta 26,3% a mais de granéis líquidos no semestre
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de julho de 2012
Reportagem Local 
Nos primeiros seis meses do ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) registrou aumento de 26,3% na movimentação de granéis líquidos. Foram exportadas mais de 1,1 milhão de toneladas e importadas quase 1,3 milhão. No mesmo período, no ano passado, o total foi de 1,9 milhão de tonelada de líquidos transportados pelo Porto de Paranaguá.
Os óleos vegetais representam o maior volume exportado no primeiro semestre. Foram mais de 560 mil toneladas dos produtos. O total de derivados de petróleo exportados pelo Porto de Paranaguá passou das 485 mil toneladas. De etanol, foram quase 61 mil toneladas.
O principal destino do óleo vegetal exportado por Paranaguá é a China. O etanol vai principalmente para a Jamaica e para a Coréia do Sul. Já os derivados de petróleo que saem do porto paranaense vão para os países vizinhos ao Brasil: Uruguai, Paraguai e Argentina.
Importação
Os principais granéis líquidos importados pelo Porto de Paranaguá foram também derivados de petróleo - num total de quase 785 mil toneladas - e o metanol, quase 250 mil toneladas.


