Porto modifica sistema de abastecimento de navios
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de junho de 2010
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O Porto de Paranaguá modificou a operação para o abastecimento de combustíveis dos navios. A Ordem de Serviço 093/2010 determina que isso seja realizado enquanto as embarcações estejam atracadas no cais comercial. Antes, essa operação acontecia ao largo, ou seja, quando os navios estão distantes do cais, agora será no mesmo momento no qual o navio carrega ou descarrega as cargas. A medida vai trazer um ganho de tempo de 12 horas, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e ainda diminui o congestionamento na área de fundeio, onde são feitas as manobras de lançar âncoras para manter o navio seguro.
O superintendente da Appa, Mário Lobo Filho, avalia que a nova determinação, que está em vigor desde ontem, traz mais segurança. ''A medida diminui o custo e o tempo. Também vamos conseguir fiscalizar melhor os equipamentos de segurança'', disse.
Ontem, também foi anunciada a criação de mais duas janelas de atracação - que são agendamento com dia e hora para o navio atracar - para o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O local já dispunha de duas janelas, mas estavam saturadas. Lobo Filho vê como principais vantagens o aumento dos serviços de contêineres e mais ganho para os trabalhadores já que o cais público remunera melhor que o privado.
Segundo ele, a ocupação dos berços ainda é baixa porque fazem parte do cais que precisa ser modernizado e, por isso, não consegue abrigar equipamentos pesados. Lobo Filho disse que esta obra já está licitada, mas ainda falta ajustar questões ambientais.


