Porto lança campanha em Londrina
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Da Redação 
ArquivoMinistro lança zoneamento agrícola e campanha de perdas na colheitaO ministro da Agricultura e do Abastecimento, Arlindo Porto, vem a Londrina no próximo dia 26, quarta-feira, para lançamento de 17 novas cultivares de soja e apresenta, em pré-lançamento, um híbrido e uma cultivar de milho e outra de sorgo. Na ocasião, Porto também lançará o Zoneamento Agroclimático para a cultura de soja e milho no Paraná e a campanha de Redução de Perdas na Colheita do Milho e de Soja.
As 17 novas cultivares de soja a serem lançadas foram desenvolvidas por melhoristas do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (CNPSo) da Embrapa. Estas cultivares representam o fim de um dos mais sérios problemas enfrentados pelos sojicultores brasileiros: o cancro da haste. Essa doença se alastrou rapidamente pelo País, principalmente por causa da falta e uma variedade resistente. Segundo o CNPSo-Embrapa, desde o seu surgimento na safra 88/89, o cancro da haste provocou prejuízo superior a R$ 300 milhões.
Entre os pré-lançamentos que Porto fará em Londrina, está o primeiro híbrido duplo de milho, o BR-2121, desenvolvido pelo Centro Nacional de Milho e Sorgo. O novo produto apresenta altos teores de lisina e triptofano - dois aminoácidos essenciais para a alimentação humana e animal - e podem substituir parte dos concentrados utilizados na formulação de rações para aves e suínos. Duas cultivares de milho (saracura e pipoca) e uma cultivar de sorgo também serão apresentadas.
Outro lançamento que será feito pelo ministro da Agricultura é o Zoneamento Agroclimático para o Paraná. O zoneamento é resultado do trabalho que envolveu vária instituições, com a Embrapa, Iapar, Instituto Nacional de Meteorologia, entre outros.
Seminário Antes dos lançamentos das novas cultivares, o ministro da Agricultura, Arlindo Porto faz o encerramento do seminário A Problemática do desperdício e a comercialização do milho e da soja. O seminário será coordenado pelo presidente do Iapar, Wilson Pan. A abertura do evento será às 8h30 e fica a cargo do chefe do CNPSo, José Francisco Ferraz de Toledo.


