PortalVertical estimula negócios entre empresas
Emerson Cervi
De Curitiba
O conceito de negócios pela Internet está substituindo o de uso dos sites para simples vendas eletrônicas. Na linguagem corrente do setor, o e-business começa a tomar espaço do e-comerce. O PortalVertical, lançado no Brasil segunda-feira, é um dos portais dirigidos para negócios entre empresas na Internet. A sede da Vertical no Brasil fica em Curitiba.
Na Argentina, o portal está funcionando há 40 dias. É um espaço de negócios entre empresas, onde cada comunidade é um centro de convergência para encontar conteúdos específicos, explica Mark Pinheiro, diretor do Vertical no Brasil.
O portal já organizou duas comunidades no Brasil, transporte/logística e materiais elétricos. Na Argentina existem outras duas: saúde e construção civil. Cada comunidade dessas reúne sites de empresas, fornecedores, especialistas e compradores do setor. Agregamos empresas com interesses em comum para trocas de informações técnicas e comércio, afirma o diretor. Essa convergência facilita a busca por conteúdos específicos, consultas técnicas e comércio de serviços com alto valor agregado.
Segundo Pinheiro, existem 15 segmentos da indústria no Brasil que podem formar comunidades específicas para negócios eletrônicos. No início, o portal vai oferecer conteúdo especializado e prestação de serviços às comunidades. A partir do segundo semestre o Portal deve começar a promover o comércio eletrônico.
Temos que ampliar a infra-estrutura de entrega para garantir o bom desempenho do comércio eletrônico. Mark Pinheiro não arrisca estimativas sobre o volume de negócios que podem ser gerados no Portal. É um mercado novo, em que as perspectivas podem ser mudadas a qualquer momento.
O PortalVertical é um empreendimento que conta com a parceria regional da IBM, que fornecerá os softwares e hardwares para as comunidades. A IBM é pioneira no desenvolvimento de sistemas de e-business. Acreditamos que a verdadeira revolução vai acontecer quando as empresas estiverem conectadas e fazendo negócios pela Internet, afirmou o vice-presidnete da IBM no Brasil, Salomon Stiglitz. Os portais têm a função de organizar o caos que seria criado com os negócios eletrônicos entre todas as indústrias.
A IBM mundial só faz negócios pela Internet. Todos os fornecedores das empresas do grupo têm que ofertar seus produtos na rede virtual. No ano passado ela movimentou US$ 15 bilhões diretamente em e-negócios.





