A retomada do turismo na região Norte do Paraná foi a pauta do encontro promovido pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp) e que reuniu 35 prefeitos e representantes de entidades do setor em Primeiro de Maio. O evento celebrou a apresentação oficial do Portal Turístico Ilha do Sol aos gestores municipais e marcou, ainda, a entrega dos certificados “Prefeito Amigo do Turismo” aos participantes.

Imagem ilustrativa da imagem Portal Turístico Ilha do Sol é apresentado a 35 prefeitos
| Foto: Divulgação

A nova marca do turismo do Paraná homenageia a Ilha do Sol, localizada no encontro dos rios Paranapanema e Tibagi, onde está sendo construído o Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol. O Portal Turístico foi oficializado em junho por lei estadual proposta pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e sancionada em junho pelo governador Ratinho Junior.

Os prefeitos foram recebidos por Adriana Pontin, presidente da Adetunorp, e Enio Miranda, vice-presidente de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas da VCI SA, responsável pela incorporação dos hotéis da marca Hard Rock no Brasil. Também participaram do evento o Vice-Presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagem), João Alceu Rigon Filho, o presidente da AMEPAR (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), Sérgio Onofre, e o presidente da Paraná Turismo, José Jacob Mehl. O deputado Romanelli também participou da cerimônia, assim como os deputados federais Filipe Barros (PSL) e Pedro Lupion (DEM).

Marca exclusiva

“A concretização de uma marca exclusiva para o turismo do Norte do Paraná é uma iniciativa importante para que os municípios possam buscar investimentos estaduais e federais. A presença do Hard Rock Hotel Ilha do Sol na região vai atrair turistas do mundo inteiro e os municípios precisam estar preparados para aproveitar essa oportunidade”, destaca a presidente da Adetunorp, Adriana Pontin. Ela anunciou que a entidade deve lançar em breve uma grade de 16 cursos de qualificação na área de turismo, com 500 vagas para a população dos 35 municípios do novo polo.

Enio Miranda, da VCI SA, destacou que a empresa identificou na região um enorme potencial turístico e investiu no empreendimento que será o único de toda a rede Hard Rock Hotel localizado em uma ilha de águas termais. “Estamos criando um novo destino turístico mundial e apoiamos os municípios para que invistam em capacitação profissional e qualificação da cadeia produtiva para aproveitar as oportunidades. O Portal Turístico Ilha do Sol será importante para o fortalecimento do norte do Paraná como referência em turismo e vamos colaborar levando a marca Ilha do Sol para o mundo inteiro por meio da promoção global da marca Hard Rock Hotel”, afirma.

Oportunidades

Primeiro de Maio e Sertaneja são os primeiros municípios a aderirem ao Portal. “Estamos melhorando a cidade para acolher os turistas e temos recebido visitas de outras empresas interessadas em investir na região. Haverá oportunidades para todos os municípios interessados”, pontua Bruna Casanova, prefeita de Primeiro de Maio. Este também é o ponto de vista do prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete, que reforça: “estamos capacitando a população para que possam usufruir dos empregos e se qualifiquem para atender as demandas do turismo como fornecedores. Toda região ganha muito com a presença de uma marca internacional.”

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, participou do evento representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. Ele avalia que Londrina será o ponto de chegada e também de partida dos turistas que virão aproveitar as atrações do Norte do Estado. “Toda a rede de hotéis e restaurantes será beneficiada, é uma iniciativa importante para Londrina”, comenta.

Sobre a iniciativa de apresentar o projeto de lei que consolidou o Portal Turístico Ilha do Sol, o deputado Luiz Cláudio Romanelli afirmou que “a marca turística da região já nasce associada à força da marca Hard Rock Hotel. Aproveitar as oportunidades demanda esforço, mas pode mudar a realidade e a história dos municípios.”

Prefeito Amigo do Turismo

Por meio da campanha “Prefeito Amigo do Turismo”, os prefeitos participantes do evento receberam certificados de adesão à iniciativa. A ação idealizada pelo Movimento Supera Turismo Brasil busca sensibilizar para o grande potencial que o turismo oferece. No Paraná, a campanha tem apoio de Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e Paraná Turismo. E, na região Norte, a campanha é realizada pela Adetunorp em parceria com a Amepar e Abav.

No evento, também foi apresentado o website Portal Turístico Ilha do Sol, uma ferramenta de incentivo ao turismo regional criado pela Adetunorp com patrocínio da VCI SA e que vai reunir todas as informações sobre os destinos turísticos norte-paranaenses. Como e onde comprar, comer ou ficar, o que ver ou fazer, calendário de eventos, entre outras informações sobre a história do município e seus principais pontos turísticos poderão ser vistos no portal, que será lançado ainda esse ano.