Apesar de o ecossistema de startups de Londrina ser destaque, as grandes empresas e o governo local poderiam estar ainda mais próximos da comunidade, avalia Marcos Medeiros, da ABStartups. A aproximação de grandes empresas com startups abre mercado para estas e faz com que aquelas se tornem mais inovadoras. "É importante para o desenvolvimento econômico da região", ele completa.

LEIA MAIS
-Londrina 'vibrante' com startups

Para Lucas Ferreira, do Sebrae, Londrina se destaca principalmente na área de cultura empreendedora. "Londrina tem um trabalho de cultura empreendedora em praticamente 100% da rede de ensino, e em todas as universidades isso é trabalhado com bastante empenho. A cidade também é palco de diversos eventos que promovem o ambiente de inovação. Eles são organizados por praticamente todos os atores do ecossistema - as próprias startups, a comunidade, grande empresas, governanças, instituições de ensino superior."

Na opinião de Azevedo, o ecossistema de startups de Londrina é muito forte na área de eventos e de universidades, e é rico em casos de startups de peso - que obtiveram êxito seja através de aquisição, prêmios nacionais e internacionais ou expansão, por exemplo. Por outro lado, ainda tem campo para hubs com concentração maior de empreendedores e incubadoras e aceleradoras mais "agressivas". Também tem muita e evoluir na área de capital - muitos ainda vão para fora para conseguir -, no ambiente regulatório - já que o Paraná é ainda não atualizou a sua Lei de Inovação -, e no acesso a mercado, pois a considerar o número de empresas que existem em Londrina, a proporção daquelas que se relacionam com a comunidade de startups poderia ser maior.

É na área da capital que, na visão de Ferreira, Londrina ainda tem muito a crescer. "Capital é o que tem mais espaço para crescimento. Todo mundo sabe da importância, da necessidade de capital para que uma empresa possa performar e ganhar mercado com velocidade, então quando a gente consegue ampliar o acesso a capital por parte das empresas e startups, temos condições de acelerar o crescimento."(M.F.C.)