Poloneses se reúnem com Lerner
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de agosto de 1997
Cláudia Lopes 
A missão polonesa com empresários do grupo PZL, interessados em instalar uma montadora de aviões em Arapongas, se reúne hoje com o governador Jaime Lerner, com o Secretário da Indústria e Comércio, Nelson Justus, e com o presidente do Banestado, Manoel Campinha Garcia Cid - Neco Garcia - em Curitiba. O prefeito de Arapongas, José Aparecido Bisca, vai buscar o apoio do governo do Estado para viabilizar a implantação da montadora, através dos incentivos do programa Paraná mais Empregos.
Caso as negociações com os empresários da Polônia dêem certo, o protocolo de intenções será assinado na próxima sexta-feira. A montadora deverá gerar cerca de 300 empregos, segundo Bisca. Ele diz que, inicialmente, os empresários pretendem montar, em Arapongas, aviões produzidos na Polônia. No futuro, a montadora deve se transformar numa fábrica de aviões.
Sem revelar o valor do investimento, o prefeito de Arapongas diz ter condições de liberar o galpão do Instituto Brasileiro de Café (IBC) de Arapongas em 120 dias. O galpão, que tem 65 mil metros quadrados de área coberta, é uma das alternativas para abrigar a montadora. Os empresários também visitaram, anteontem, alguns terrenos onde poderá ser construído o empreendimento. Segundo Bisca, o café e os equipamentos da União, armazenados no IBC de Arapongas, deverão ser transferidos para outros armazéns do IBC da região.
Ele diz que, além da montadora de aviões, os empresários poloneses estariam interessados em fazer outros investimentos na região Norte como fábricas de tratores, de carros elétricos e de motores marítimos. Por enquanto, eles estão analisando o potencial da região, afirma Bisca. O grupo PZL - uma holding de 38 indústrias - tem 22 mil empregados.


