Polícia recolhe mais produtos pirateados
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de março de 2002
Erika Wandembruck<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Mais 8 mil produtos piratas foram apreendidos ontem em outras dez distribuidoras de mercadorias de R$ 1,99. Polícia Civil e representantes da Time Warner, DC Comics, Hanna Barbera e Mattel fizeram por dois dias consecutivos uma operação pente-fino em Curitiba. No total, 38 mil objetos falsificados foram recolhidos durante a operação, realizada em 25 distribuidoras. Em todas elas havia produtos piratas.
A Polícia Civil instaurou inquérito policial contra os proprietários das empresas com mercadorias irregulares. Se condenados por violação de direitos autorais e estelionato os envolvidos podem pegar de dois a cinco anos de reclusão.
Brinquedos, quadros, material escolar, roupas e bonecos com desenhos de personagens como Piu Piu, Frajola, Fred Flinstones, além de bonecas Barbie, foram as principais mercadorias retiradas do mercado. Em 2001, mais de 2 milhões de mercadorias falsificadas foram apreendidas no Paraná, o que resultou em um prejuízo de mais de R$ 64 milhões às empresas.
O Paraná é o segundo pólo de vendas de produtos piratas do País. Perde apenas para São Paulo.


