Poderíamos encontrar soluções, diz Sapia
O diretor de turismo, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Idel), Rafael Ascencio Garcia Sapia, disse que seria interessante que empresários e gestores do segmento de hotéis e de turismo de eventos da cidade apresentassem seus problemas ao órgão. ''Poderíamos encontrar soluções'', disse.
Conforme ele, para alavancar o segmento, a diretoria de turismo procura apoiar os eventos que acontecem na cidade, ajudando na divulgação dos mesmos, apresentando-os no site da prefeitura e colocando-os no calendário oficial do município. Além disso, a prefeitura também ajuda o Londrina Convention & Visitors Bureau a captar eventos. ''Estamos tentando trazer um evento estadual para Londrina, que deverá acontecer em setembro e atrair muitos visitantes'', exemplificou Sapia.
A prefeitura também confeccionou, no início do ano, 400 mil mapas de Londrina - contendo um roteiro de pontos turísticos e outras informações sobre a cidade - para entregá-los aos visitantes.
Sapia destacou que quanto ao Autódromo a prefeitura não pode fazer muita coisa, pois o local conta com gestores. Porém, o diretor de turismo ressaltou que o Idel pode tentar negociar a vinda de algumas competições para Londrina, junto com os gestores do Autódromo. ''Acho que pode haver negociações, mas temos que ser informados dos problemas'', ressaltou.
Quanto ao aeroporto, Sapia comentou que a prefeitura vem tentando algumas melhorias em parceria com a Infraero. Mas a instalação do ILS - aparelho que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas - por exemplo, ainda está embargado por causa da desapropriação de um terreno. ''Mas o aeroporto não é tão prejudicial quanto falam'', comentou ele.
Em relação à instalação de um Centro de Convenções na cidade, o diretor de turismo frisou que não depende apenas do poder público e disse que o empreendimento pode partir da iniciativa privada.
Sapia não soube informar se a prefeitura pretende instalar uma secretaria de turismo na cidade, mas disse que o Conselho de Turismo Municipal está sendo reformulado e deverá atender algumas demandas do setor.
O gerente do Hotel Cristal, Maurici Dantas Menezes, comentou que pretende reunir os empresários do setor e tentar uma reunião com o poder público. ''Vamos apresentar nossas dificuldades'', frisou. (E.Z.)





