PMEs devem ter maior acesso aos recursos
O chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sergio Odilon dos Anjos, informou que uma das medidas publicadas ontem pela autoridade monetária busca melhorar a oferta de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs). Antes, os bancos podiam conceder até R$ 600 mil para empresas desse grupo e ponderar 75%, mas o limite passou para R$ 1,5 milhão, com os mesmos 75% de ponderação. "Isso melhora a oferta de crédito para esse grupo de empresas, que tinha mais dificuldade de acesso", disse.
O coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae do Paraná, Flávio Locatelli Junior, afirmou que as medidas são positivas para as PMEs. "É interessante porque passa a existir mais recursos disponíveis, mas é preciso lembrar que toda liberação depende da análise de crédito pelos bancos."
Locatelli Junior sugeriu aos pequenos empresários que procurem orientação na busca por crédito, com órgãos como o Sebrae. "A demanda por crédito tem de ser qualificada e é importante saber se o recurso é necessário ou se um ajuste na gestão financeira pode resolver", disse. Ele completou que é importante monitorar as condições, com atenção especial às propostas de bancos públicos e de cooperativas de crédito. (F.G./Com Agência Estado)





