Plenária do CRA-PR em Londrina reforça aproximação com a categoria
Importância do registro no conselho, despesas, reformulação orçamentária e eventos foram alguns dos temas discutidos no encontro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Importância do registro no conselho, despesas, reformulação orçamentária e eventos foram alguns dos temas discutidos no encontro
Jessica Sabbadini - Especial para a FOLHA
Uma comitiva do CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná) esteve em Londrina para a realização de uma plenária itinerante da categoria, que discutiu assuntos importantes voltados ao profissional administrador. O evento ocorreu no sábado (9), às 16h, no Hotel Crystal. Londrina foi escolhida para sediar a plenária em comemoração ao aniversário da cidade, no domingo (10), mas o encontro também deve percorrer outras cidades do Paraná em 2024.
Em visita à Folha, Marcello Crispiniano Padula, presidente do CRA no Paraná, explica que a plenária serve como um espaço de tomada de decisões voltadas ao conselho e ao profissional administrador. Segundo ele, o encontro acontece semanalmente na sede do CRA, em Curitiba. Dentre os assuntos discutidos estão as despesas internas do conselho, a reformulação orçamentária, eventos, assim como assuntos que foram debatidos no fórum de presidentes dos Conselhos Regionais de Administração, em Brasília, na última semana.
Além disso, segundo ele, é um espaço de troca de informações e de debate entre o conselho e seus registrados. Além do presidente, a comitiva do CRA contou com Evandro Stelle, vice-presidente do conselho, Amilcar Pacheco dos Santos, ouvidor, e Charles Vezozzo, diretor de Administração e Finanças.
“Tem assuntos relacionados a todas as pastas, como eventos, desenvolvimento institucional, diretoria administrativa e financeira, ouvidoria, todos os setores do conselho”, explica, acrescentando que a plenária deste sábado serviu como um planejamento do conselho para o ano de 2024. Segundo o presidente, a ideia da plenária é trazer os registrados para mais perto do CRA, assim como incentivar que novos administradores façam o registro junto ao conselho.
Em todo o Paraná, são mais de 18 mil administradores registrados; em Londrina, o número fica na casa dos 800. “É um número bom. O Paraná está em sexto lugar em representatividade nacional, mas a gente ainda tem um potencial de crescimento muito grande. A quantidade de profissionais que se forma e não faz esse registro é muito maior do que esse número [de registrados]”, detalha. Padula pontua que o administrador só se torna um profissional que pode atuar legalmente no mercado de trabalho com o registrado no CRA, assim como para demais profissões.
Ele reforça que a falta de informação ainda é o que afasta os profissionais dos seus respectivos conselhos. “Pretendemos fazer essas plenárias itinerantes em outras grandes cidades, justamente para mostrar para a sociedade a importância do conselho e as vantagens que o registro traz”, destaca, ressaltando que, além da legalidade do exercício da profissão, o registro no CRA possibilita a participação em cursos, palestras, eventos e clube de vantagens com descontos em diversos locais.
Sobre o administrador que atua sem o registro profissional, Marcello Crispiniano Padula afirma que ele está passível de multa por parte do setor de fiscalização do CRA, que no mês de novembro esteve na região de Londrina visitando 22 locais. “Um dos pontos da pauta da nossa plenária foi o resultado dessa fiscalização, que trouxe quantas pessoas jurídicas foram visitadas, quantas autuadas, quantas [pessoas] físicas também foram autuadas, ou seja, todo esse trabalho que o setor de fiscalização fez por aqui”.
Charles Vezozzo, diretor de Administração e Finanças do CRA-PR, pontua que a vinda da plenária para Londrina na atual gestão do conselho é uma forma de prestigiar a cidade, principalmente por conta do aniversário de 89 anos de Londrina, comemorado neste domingo (10). “É uma homenagem feita para a cidade e é importante que o CRA esteja mais perto [dos administradores] através da plenária”, afirma.
Padula complementa que a importância de trazer o conselho para mais perto dos registrados está no campo da legitimidade, já que muitas vezes o trabalho feito pelo CRA não chega a toda a sociedade. “Quando esse trabalho se torna reconhecido, facilita muito mais [a continuidade dos trabalhos]”, ressalta.