Plantio direto na palhada reduz 96% da erosão
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de setembro de 2003
Vânia Moreira<br> Equipe da Folha 
Umuarama - Chuvas de 120 milímetros em solo descoberto provocam uma perda de camada fértil de até 30 toneladas por hectare. Já no plantio direto, feito sob palhada, a mesma quantidade de chuva leva embora apenas 1,2 tonelada de solo. Os números foram obtidos a partir de pesquisas feitas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) com o simulador rotativo de chuvas. O aparelho, usado pelo Iapar desde 1976, foi instalado ontem na 3 Mostra de Inverno, em Umuarama, para convencer os agricultores da necessidade do plantio direto nos solos de arenito.
O aumento das áreas de lavouras dentro do sistema de integração com a pecuária está modificando o perfil econômico dos municípios de solo arenoso, mas a fragilidade do solo exige cuidado redobrado com a erosão. ''Os produtores só podem usar o sistema de plantio direto na palhada'', observou o coordenador das pesquisas do Iapar no arenito, Elir de Oliveira.
Segundo o técnico do Iapar, Antonio Carlos Costa, o aparelho simula chuvas de 60 milímetros (a média de verão) e chuvas de grande intensidade (até 120 milímetros) que são chuvas máximas de verão, para que os produtores entendam o que ocorre com o solo e vejam as vantagens do plantio direto.
Mais de 800 produtores participaram da mostra realizada na área de pesquisas do Iapar, no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os participantes também conheceram pesquisas com aveia de ciclo longo para alimentação animal no inverno, opções lucrativas para o inverno como trigo, triticale e girassol e outras alternativas para intercalar culturas de verão e inverno, tendo como objetivo principal a recuperação dos solos através da integração lavoura-pecuária. As áreas de lavouras no arenito cresceram quase 400% nos últimos 5 anos e já chegam a 300 mil hectares.


