PIB encolheu 28,4% em dólares
Arquivo FolhaDesvalorização do real reduziu capacidade de compra do PaísO PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no País) expresso em dólares sofreu uma redução de 28,48% em 1999, quando comparado com o ano anterior, passando de US$ 776 bilhões para US$ 555 bilhões. A principal causa do encolhimento do PIB em dólares, calculado pelo Banco Central, é a desvalorização do real, ocorrida em janeiro de 1999. A queda do PIB não significa que a economia real tenha sofrido redução, mas sim que o País ficou mais pobre em relação aos resto do mundo. ‘‘Diminuiu a nossa capacidade de comprar coisas no resto do mundo’’, traduz o economista Gustavo Loyola, ex-presidente do BC.
Com um PIB menor em dólares, o País tem menos recursos para importar bens do exterior e para consumir serviços, como viagens internacionais. A desvalorização do real provoca queda no PIB em dólares porque o PIB é calculado primeiro em reais e só depois convertido para a moeda norte-americana, tomando como base a sua cotação média. Em 1999, o PIB em reais deve registrar alguma expansão, devido a um crescimento entre 0,6% e 1% da economia e à inflação. Mas, como o dólar subiu, esse PIB em reais passa a valer menos quando convertido na moeda norte-americana.
Loyola alerta que o cálculo do PIB em dólares, ao usar cotações de mercado, pode levar a distorções – e esse indicador pode não refletir, necessariamente, o tamanho da economia do País. Para o ex-presidente do BC, o mais adequado seria a utilização de uma taxa de câmbio que refletisse o poder de compra da moeda, e não uma que reflete as oscilações diárias do mercado de câmbio.
A queda do PIB em dólares também faz alguns indicadores da economia do País parecerem piores. O déficit em transações correntes, por exemplo, fechou em 4,39% do PIB em 1999. Se fosse mantido o PIB de antes da desvalorização, o déficit teria caído para 3,1% do PIB.