| |

Economia 5m de leitura

PF deflagra operação de combate a fraudes no INSS Londrina

Os prejuízos estimados até o momento seriam de mais de 17 milhões de reais com benefícios obtidos fraudulentamente

ATUALIZAÇÃO
11 de março de 2022

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem PF deflagra operação de combate a fraudes no INSS Londrina

A Polícia Federal, com apoio do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a operação “Táquions”, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa que lesava o INSS utilizando documentos forjados para obter benefícios fraudulentos.

Cerca de 28 policiais federais e cinco servidores do MTP estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão, todos em Londrina. Durante as investigações verificou-se que o grupo criminoso atuava há mais de uma década e os prejuízos estimados até o momento seriam de mais de 17 milhões de reais com benefícios obtidos fraudulentamente.

 

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em residências e escritórios de contabilidade vinculados aos principais integrantes do grupo criminoso. A operação recebeu o nome de “Táquions” em alusão à tentativa do grupo de alterar fraudulentamente registros do passado para obter benefícios junto ao INSS.

Os táquions seriam partículas cuja existência ainda não foi comprovada e que teriam a propriedade de se deslocar no tempo, enviando sinais para o passado. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 14 anos de reclusão.

Ainda nesta manhã, a Delegacia da Polícia Federal em Londrina apresentará mais detalhes da operação. 

 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1. 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS