A Polícia Federal, com apoio do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a operação “Táquions”, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa que lesava o INSS utilizando documentos forjados para obter benefícios fraudulentos.

Cerca de 28 policiais federais e cinco servidores do MTP estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão, todos em Londrina. Durante as investigações verificou-se que o grupo criminoso atuava há mais de uma década e os prejuízos estimados até o momento seriam de mais de 17 milhões de reais com benefícios obtidos fraudulentamente.

Imagem ilustrativa da imagem PF deflagra operação de combate a fraudes no INSS Londrina
| Foto: Divulgação/Polícia Federal

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em residências e escritórios de contabilidade vinculados aos principais integrantes do grupo criminoso. A operação recebeu o nome de “Táquions” em alusão à tentativa do grupo de alterar fraudulentamente registros do passado para obter benefícios junto ao INSS.

Os táquions seriam partículas cuja existência ainda não foi comprovada e que teriam a propriedade de se deslocar no tempo, enviando sinais para o passado. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 14 anos de reclusão.

Ainda nesta manhã, a Delegacia da Polícia Federal em Londrina apresentará mais detalhes da operação.

Imagem ilustrativa da imagem PF deflagra operação de combate a fraudes no INSS Londrina
| Foto: Divulgação/Polícia Federal

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.